1. Google Analytics

2. HootSuite

3. LinkedIn

4. Google My Business

5. MailChimp

6. HubSpot

7. Canva

8. Yoast

Gerir um negócio é um trabalho complexo e difícil, mas ter as ferramentas certas de marketing digital não precisa de o ser. O crescimento de uma empresa exige muitas horas de trabalho, dinheiro e motivação, especialmente no início. Uma forma de conseguir ter mais clientes nesta fase, é explorar o potencial do marketing digital. Atualmente, não existem barreiras , graças às ferramentas gratuitas que são possíveis de se encontrar no mercado. Reuni as 8 melhores para te ajudar nesta fase inicial do teu negócio.

1. Google Analytics

Esta ferramenta permite-te saber toda a atividade que é gerada no teu site. De onde vêm os teus clientes, que páginas visitam da tua loja, o que compram. É também a mais indicada para verificar a estratégia de SEO e perceber onde as tuas estratégias de marketing poderão não estar a resultar bem.

2. Hoot Suite

Manter uma presença nas redes sociais pode ser um trabalho árduo, mas é muito importante para o marketing digital. Para mantê-lo mais eficiente, existem ferramentas como o Hootsuite. Aqui é possível organizar e agendar publicações, efetuar o tracking de identificações, mensagens e calcular o retorno das campanhas.

3. LinkedIn

Gratuita e poderosa para o marketing de pequenas empresas, com foco no segmento B2B. Poderás obter uma grande visibilidade junto de possíveis parceiros e/ou clientes.

4. Google Business

Se tens uma loja física, é vital ter um bom posicionamento no Google Business.

Sempre que alguém pesquisar pela tua loja ou um produto que ofereces, a informação da tua empresa será apresentada. Desta forma, é importante garantires uma boa utilização desta ferramenta: atualizar atempadamente todas as informações da loja, horários, serviços etc; gerir comentários e avaliações de clientes, publicações de campanhas a decorrer em loja.. Quanto mais investir nesta ferramenta, maior a probabilidade de se diferenciar da concorrência e gerar mais visitas ao seu espaço.

5. MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta gratuita de gestão de e-mail marketing, para até 2.000 assinantes. É a maneira ideal para pequenas empresas iniciarem um contacto diferenciado com os seus clientes. Pode enviar vários tipos de comunicação, recorrendo a segmentações e tags.

6. HubSpot

Depois que sua empresa começar a executar suas campanhas de marketing digital, pode ser difícil acompanhar o gerenciamento de todas elas. Não só isso, mas você também precisa ter dados disponíveis para fazer melhorias. A HubSpot oferece software de marketing que pode otimizar sua estratégia de marketing digital. Com o aplicativo deles, você pode reunir seus vários canais e gerenciar tudo, criando um ROI melhor. Crie landing pages, utilize chats ao vivo e aumente seu engajamento.

Outras vantagens que você obterá com o HubSpot incluem gerenciamento de leads, modelos de e-mail, ferramentas de otimização de conteúdo, análises, páginas de destino otimizadas, gerenciamento de mídia social e muito mais. Você pode começar com o pacote gratuito e, se suas necessidades aumentarem, eles terão mais opções.

7. Canva

Uma das melhores ferramentas de criação de conteúdos visuais. Além de gratuita, é muito fácil de utilizar. Pode contar com vários templates de criativos nas diversas áreas: logotipo, redes sociais, apresentações e muito mais.

8. Yoast

O crescimento de um website a longo prazo, depende essencialmente de uma boa estratégia de SEO.O trabalho desenvolvido nos seus conteúdos, com a utilização de palavras-chave relacionadas com os seus produtos/serviços, permite obter tráfego de forma gratuita, através das pesquisas nos motores de busca da internet, como é o caso da GOOGLE.

Existe uma versão gratuita que ajuda com a legibilidade e a escolha de palavras-chave que irá facilitar a identificar o que poderá estar mal no seu conteúdo..Permite também obter insights através de auditorias e sugestões.

Com todas estas ferramentas, poderá iniciar-se nesta aventura que é o marketing digital para a sua empresa. Não se esqueça que para o próximo passo, deve consultar um gestor de tráfego para identificar as necessidades do seu negócio e que estratégias deve abordar no curto/médio prazo.